AMGF

Ambulatório de Medicina Geral e Familiar (AMGF)

 

História


O Ambulatório de Medicina Geral e Familiar (AMGF) foi inaugurado em 1984, com base numa proposta inovadora para aquele contexto histórico: a de oferecer aos estudantes e aos pacientes uma experiência de Medicina de Família e Comunidade com base nos princípios da Atenção Primária médica (acesso universal, integralidade e abrangência de ações, longitudinalidade e cuidado continuado, e coordenação clínica), antecipando-se ao próprio Sistema Único de Saúde (SUS), promulgado em 1988.

Era diretor da Escola Paulista de Medicina (EPM) o médico e professor do Departamento de Medicina Preventiva, Dr. Magid Iunes, que, ao lado do psiquiatra Mayer Snitcovsky, criaram o serviço, que, por quatro anos iniciais, foi patrocinado pelas Fundação Interamericana “Kellogg”, sendo assumido em seguida pelo Departamento de Medicina Preventiva da EPM. Há quase quarenta anos o ambulatório tem a proposta de oferecer assistência e ensino de forma integrada, com compromisso com os usuários e estudantes.

 

Atenção à saúde


O AMGF realiza atenção integral de adultos com queixas gerais, em especial daqueles com condições crônicas de saúde, articulando ações de tratamento com prevenção e promoção da saúde. Todos os pacientes são atendidos por internos de medicina ou residentes e os casos são discutidos com o corpo de médicos preceptores do AMGF, médicos de família ou clínicos gerais. Por volta de 2.500 consultas são realizadas por ano.

 

Ensino


O ambulatório se apresenta como cenário de estágio para o internato (5º ano) do curso, Unidade Curricular “Atenção Integral à saúde do adulto e idoso: AMGF”. Uma das vocações do serviço é oferecer o contato dos estudantes com uma prática clínica generalista, que segue os atributos essenciais da Atenção Primária à Saúde (APS), valorizando, além das habilidades clínicas específicas desse ponto de atenção, ações de promoção da saúde, prevenção e rastreamentos oportunos baseados em evidência científica.

Mensalmente, cerca de 10 estudantes completam o estágio no AMGF, com atividades predominantemente práticas, como consulta clínica observada ou supervisionada, apresentação e discussão de casos, realização de procedimentos sob supervisão. No AMGF são estudadas e desenvolvidas metodologias e ferramentas que auxiliem no ensino clínico em ambiente ambulatorial geral.

Em 2017, o AMGF passou a ser campo de estágio longitudinal da residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) da EPM, com o objetivo principal de desenvolver habilidades de preceptoria nos residentes, sendo uma iniciativa pioneira no ensino desta temática. A atividade, iniciada no contexto do Plano Nacional de Formação de Preceptores, visa capacitar o médico de família em formação para atuar futuramente como preceptor ou docente nas áreas de MFC e APS.

 

Extensão


No ano de 2020, começou a ser efetivado o projeto de extensão vinculado à disciplina de internato do AMGF, dentro do plano institucional de curricularização da extensão na EPM. Todos os meses, o grupo de estudante planeja, executa e avalia uma atividade de extensão voltada aos pacientes e seus familiares. São geralmente intervenções coletivas e de caráter educativo, que estimulam a autonomia e o autocuidado em saúde.

Os estudantes desenvolvem competências em análises epidemiológicas, organizacionais e de planejamento, além de habilidades de comunicação, diante de grupos com demandas de saúde específicas.

 

Programa de Aperfeiçoamento Didático (PAD) para Pós-Graduandos


A partir de 2021 o AMGF também oferece vagas para aperfeiçoamento didático de pós-graduandos da UNIFESP de diferentes áreas de formação (nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros e farmacêuticos). O PAD é um Programa Institucional que atende a política de formação docente de pós-graduandos regularmente matriculados em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unifesp.

No AMGF, o aluno PAD acompanha as atividades dos alunos com o supervisor responsável, com a participação nas discussões de casos e elaboração de seminários na sua área de formação, que colaboram para a formação em preceptoria e ensino do pós-graduandos. Além disso, contribuem para que as discussões tenham um caráter interdisciplinar, e auxiliam os alunos em suas atividades práticas na hora de orientação sobre hábitos de vida (nutrição e educação física) ou manejo das medicações e cuidado dos pés em diabetes (enfermagem), possibilitando um processo de ensino-aprendizagem mais colaborativo.

 

Futuro


Desde 2019, o AMGF é um Setor da Área de “Atenção Primária, Promoção da Saúde e Longevidade”, e, em parceria com o Centro de Estudos do Envelhecimento (CEE-UNIFESP), vem passando por uma reestruturação de suas estratégias de acesso, em especial, redefinindo o seu público-alvo, agora com foco na população adulta moradora dos bairros de Vila Clementino e Vila Mariana em São Paulo, com o objetivo de otimizar o cuidado integral dos usuários. Também, tem dado ênfase na promoção da saúde e longevidade, articulando as ações de cuidado com base no conceito mais contemporâneo de “funcionalidade em saúde”, mais apropriado ao manejo das condições crônicas de saúde.

 

Quem somos

Coordenadora Geral: Profa. Bianca Pittito

Vice-coordenador Geral: Prof. Olivan Queiroz


Enfermeira: Ana Cristina Feitosa Galvão

Técnicos: Ester Lara (secretária) e Iris Aparecida dos Santos (técnica de enfermagem)

 

Contato

Telefone: (11) 3385-4343  (VOIP 3035)

Horário de funcionamento: seg – sex, 7h-17h

Email: amgf@unifesp.br