Projetos

50+ Qualidade de Vida na Maturidade

Este projeto visa, através da atividade física e da convivência, melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais de 50 anos. São atendidas mais de 90 pessoas da comunidade HSP/UNIFESP, pacientes encaminhados por diferentes ambulatórios e moradores do entorno da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As aulas acontecem na sala de ginástica da Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto (AAAPB) da Universidade.

Link de divulgação: www.unifesp.br/reitoria/proec/programas-e-projetos?find=21383

Coordenação: Maria Claudia Martins Ribeiro (ribeiro.claudia@unifesp.br)


Acolhimento Psicossocial Intercultural

Resumo: É um sub-projeto do projeto de Extensão “Interculturalidade e cuidado na E/I-Migração”, código 16050, aprovado na câmara de extensão da Escola Paulista de Medicina e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo. Esse projeto dá continuidade renovada a projetos de Orientação Intercultural desenvolvidos anteriormente na Universidade de São Paulo e no campus Baixada Santista da UNIFESP. Volta-se para a promoção e prevenção em saúde mental para pessoas que vivem entre fronteiras culturais como imigrantes, descendentes, refugiados, retornados e indígenas. O acolhimento psicossocial intercultural se dá através de encontros presenciais nos locais oferecidos por nossos parceiros como o CEE e Serviço de saúde mental do departamento de pediatria. Durante a pandemia deflagrada em março de 2020 os atendimentos estão ocorrendo de forma remota com exceção de atendimentos de caráter emergencial. 

Contato: Sylvia Dantas
E-mail: intercultural@unifesp.br

Mais informações em Acolhimento Psicossocial Intercultural 

Compostagem, horta e jardinagem: cuidando da saúde, mente e planeta

Resumo: O projeto conta com compostagem no subsolo e horta no telhado do prédio Octávio de Carvalho e foi vencedor do prêmio Escola Paulista de Medicina, 85 anos de sustentabilidade e beneficiado com bolsas de iniciação extensionista e BIG Universal, além de estudantes de graduação e pós-graduação realizando atividade complementar e extensão.

Contato: Luciana Yuki Tomita, Regina Yoshie Matsue
E-mail: luciana.tomita@unifesp.br

Participação: Regina Matsue

Mais informações em Projeto Horta , @hortaunifesp.csp (instagram) ou acesse o projeto completo aqui.

CUIDAR - Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares

Resumo: Em março de 2018, dez novas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) foram incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). O total de 29 práticas no SUS colocou o Brasil na liderança dos países-membros da Organização Mundial de Saúde em relação à inclusão dessas práticas nos sistemas de saúde em busca de cobertura universal. Desde 2006, promove-se a incorporação da Política Nacional de Práticas Integrativas/PNPIC no sentido de transformar as práticas de cuidado, acolher e dar autonomia aos usuários, valorizando a integralidade, o protagonismo dos sujeitos e as diferentes racionalidades médicas. O objetivo do projeto é promover saúde e as Práticas Integrativas e Complementares.. A metodologia incluiu realizar entrevistas, grupos focais e reuniões virtuais com profissionais de saúde, gestores e usuários dos serviços de saúde; organizar vídeos, folders e informações disponibilizadas nas redes sociais sobre promoção da saúde e PICS.

 

Contato: Mariana Cabral

Redes sociais: @cuidar.gppic  

Mais informações em: https://www.youtube.com/channel/UCkr5aZFwR43qoBDRQjuZaSA

Mente aberta

O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde - Mente Aberta, mais conhecido como Centro Mente Aberta, dentro do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, tem se mantido na vanguarda das pesquisas e treinamentos de Mindfulness no Brasil e América Latina desde 2011. 

Sua missão é promover a saúde mental, emocional e física das pessoas, incentivar a plena realização do potencial humano ao longo da vida e prevenir sofrimentos através dos programas de Mindfulness.

Contato: contato@mindfulnessbrasil.com

Mais informações:   https://mindfulness.unifesp.br/ 

Necessidades de saúde, território e cuidado no SUS

Resumo: O reconhecimento das necessidades de saúde da população é essencial para o enfrentamento dos principais problemas de saúde de um território, e também para o planejamento de ações de prevenção e promoção coerentes e integradas com a comunidade. Este projeto tem como objetivos principais: 1)  Mapear as condições de saúde e os principais agravos existentes no território no qual se insere  a UNIFESP; 2) Produzir ações de educação em saúde e material didático para a comunidade construído coletivamente, estudantes e membros da comunidade, de acordo com as demandas locais; 3) Articular as diferentes Unidades Curriculares (UC) do curso  médico da UNIFESP para elaboração dessas ações, incluindo comunidade acadêmica, gestores, trabalhadores e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Contato: Luciana Yuki Tomita, Juliana Valente, Leandro Rezende, Mariana Nasser 

E-mail: luciana.tomita@unifesp.br

Mais informações em: saude.sp.unifesp.br

Notifica Covid-19

Resumo: O projeto de extensão Notifica Covid-19 é uma parceria entre o Departamento de Medicina Preventiva e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital São Paulo. Os alunos do projeto atuam na investigação e notificação de casos suspeitos de síndrome gripal atendidos pelo Hospital São Paulo.

Contato: Carla Luppi

E-mail: carla.luppi@unifesp.br

Oficina de Fanzine no presídio feminino 

Resumo: Este projeto de extensão apresenta uma proposta de oficina de criação de fanzine a ser realizada na Penitenciária Feminina da Capital, em São Paulo. As oficinas são conduzidas por técnicas da Unifesp, ligadas ao Departamento de Medicina Coletiva e do Laboratório de Saúde Coletiva, psicólogas e estudantes de psicologia e aberta a outros estudantes e/ou interessades. Uma construção realizada a partir da parceria estabelecida com a Comissão de Direitos Humanos da Política Criminal e Penitenciária da OAB de São Paulo. A partir de um tema-chave, definido com as mulheres participantes, propomos que criem individual e coletivamente, por meio de diferentes materiais e formas de expressão, como colagens, escrita, desenhos. O objetivo é promover um espaço de livre expressão, de trocas e compartilhamento e construção de vínculos, que possa relativizar, pelo menos ao longo do encontro, os efeitos do aprisionamento.

Contato: Nana Foster

E-mail: n.foster@unifesp.br

Programa Notifica

Resumo: A Vigilância Epidemiológica é uma das mais antigas estratégias de monitoramento da saúde da população e a participação ativa dos hospitais nesse processo, por meio dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), é fundamental. É por meio da vigilância epidemiológica hospitalar que informações essenciais para subsidiar a implementação de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças na população são geradas. A participação dos alunos neste processo é elemento fundamental na formação acadêmica, uma vez que possibilita o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos e os aproxima da comunidade. Assim, o objetivo do Programa Notifica é coordenar uma linha de projetos de extensão, de caráter formativo, social, técnico e científico, relacionados à Vigilância Epidemiológica de doenças, agravos e eventos de saúde pública no âmbito do Hospital São Paulo.

Contato: Thais Cláudia Roma de Oliveira Konstantyner

E-mail: t.konstantyner@unifesp.br

Promigras - Migração e Saúde

Resumo: O projeto Processos Migratórios Internacionais e Saúde Coletiva (PROMIGRAS) é vinculado ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O PROMIGRAS atua na produção de conhecimento científico sobre processos migratórios transnacionais e sua articulação com os processos de saúde-doença-atenção-cuidados de migrantes forçados e refugiados sul-sul. 

O projeto propõe difundir diversos temas relacionados à imigração e saúde, além de ampliar a rede de contatos com outros núcleos de pesquisas do Brasil e da América Latina.

Contato: Denise Martin
E-mail: denise.martin@unifesp.br

Participação: Regina Matsue, Cássio Silveira. 

Mais informações em @promigrasunifesp

Vigialerta

Resumo: A informação é produto essencial da Vigilância em Saúde. Neste sentido, o objetivo deste projeto de extensão é produzir e divulgar mensalmente para a comunidade, o VIGIALERTA, um material atualizado e visualmente informativo sobre questões relevantes no contexto atual da Vigilância em Saúde. Atualmente, o Projeto Vigialerta está curricularizado na graduação, sendo ofertado aos alunos do 3º ano do curso médico.

Contato: Thais Cláudia Roma de Oliveira Konstantyner

E-mail: t.konstantyner@unifesp.br