Projetos

50+ Qualidade de Vida na Maturidade

Este projeto visa, através da atividade física e da convivência, melhorar a qualidade de vida de pessoas com mais de 50 anos. São atendidas mais de 90 pessoas da comunidade HSP/UNIFESP, pacientes encaminhados por diferentes ambulatórios e moradores do entorno da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). As aulas acontecem na sala de ginástica da Associação Atlética Acadêmica Pereira Barreto (AAAPB) da Universidade.

Link de divulgação: www.unifesp.br/reitoria/proec/programas-e-projetos?find=21383

Coordenação: Maria Claudia Martins Ribeiro (ribeiro.claudia@unifesp.br)


Acolhimento Psicossocial Intercultural

Resumo: É um sub-projeto do projeto de Extensão “Interculturalidade e cuidado na E/I-Migração”, código 16050, aprovado na câmara de extensão da Escola Paulista de Medicina e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo. Esse projeto dá continuidade renovada a projetos de Orientação Intercultural desenvolvidos anteriormente na Universidade de São Paulo e no campus Baixada Santista da UNIFESP. Volta-se para a promoção e prevenção em saúde mental para pessoas que vivem entre fronteiras culturais como imigrantes, descendentes, refugiados, retornados e indígenas. O acolhimento psicossocial intercultural se dá através de encontros presenciais nos locais oferecidos por nossos parceiros como o CEE e Serviço de saúde mental do departamento de pediatria. Durante a pandemia deflagrada em março de 2020 os atendimentos estão ocorrendo de forma remota com exceção de atendimentos de caráter emergencial. 

Contato: Sylvia Dantas
E-mail: intercultural@unifesp.br

Mais informações em Acolhimento Psicossocial Intercultural 

Compostagem, horta e jardinagem: cuidando da saúde, mente e planeta

Resumo: O projeto conta com compostagem no subsolo e horta no telhado do prédio Octávio de Carvalho e foi vencedor do prêmio Escola Paulista de Medicina, 85 anos de sustentabilidade e beneficiado com bolsas de iniciação extensionista e BIG Universal, além de estudantes de graduação e pós-graduação realizando atividade complementar e extensão.

Contato: Luciana Yuki Tomita, Regina Yoshie Matsue
E-mail: luciana.tomita@unifesp.br

Participação: Regina Matsue

Mais informações em Projeto Horta , @hortaunifesp.csp (instagram) ou acesse o projeto completo aqui.

CUIDAR - Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares

Resumo: Em março de 2018, dez novas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) foram incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). O total de 29 práticas no SUS colocou o Brasil na liderança dos países-membros da Organização Mundial de Saúde em relação à inclusão dessas práticas nos sistemas de saúde em busca de cobertura universal. Desde 2006, promove-se a incorporação da Política Nacional de Práticas Integrativas/PNPIC no sentido de transformar as práticas de cuidado, acolher e dar autonomia aos usuários, valorizando a integralidade, o protagonismo dos sujeitos e as diferentes racionalidades médicas. O objetivo do projeto é promover saúde e as Práticas Integrativas e Complementares.. A metodologia incluiu realizar entrevistas, grupos focais e reuniões virtuais com profissionais de saúde, gestores e usuários dos serviços de saúde; organizar vídeos, folders e informações disponibilizadas nas redes sociais sobre promoção da saúde e PICS.

 

Contato: Mariana Cabral

Redes sociais: @cuidar.gppic  

Mais informações em: https://www.youtube.com/channel/UCkr5aZFwR43qoBDRQjuZaSA

Mente aberta

O Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde - Mente Aberta, mais conhecido como Centro Mente Aberta, dentro do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, tem se mantido na vanguarda das pesquisas e treinamentos de Mindfulness no Brasil e América Latina desde 2011. 

Sua missão é promover a saúde mental, emocional e física das pessoas, incentivar a plena realização do potencial humano ao longo da vida e prevenir sofrimentos através dos programas de Mindfulness.

Contato: contato@mindfulnessbrasil.com

Mais informações:   https://mindfulness.unifesp.br/ 

Necessidades de saúde, território e cuidado no SUS

Resumo: O reconhecimento das necessidades de saúde da população é essencial para o enfrentamento dos principais problemas de saúde de um território, e também para o planejamento de ações de prevenção e promoção coerentes e integradas com a comunidade. Este projeto tem como objetivos principais: 1)  Mapear as condições de saúde e os principais agravos existentes no território no qual se insere  a UNIFESP; 2) Produzir ações de educação em saúde e material didático para a comunidade construído coletivamente, estudantes e membros da comunidade, de acordo com as demandas locais; 3) Articular as diferentes Unidades Curriculares (UC) do curso  médico da UNIFESP para elaboração dessas ações, incluindo comunidade acadêmica, gestores, trabalhadores e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Contato: Luciana Yuki Tomita, Juliana Valente, Leandro Rezende, Mariana Nasser 

E-mail: luciana.tomita@unifesp.br

Mais informações em: saude.sp.unifesp.br

Notifica Covid-19

Resumo: O projeto de extensão Notifica Covid-19 é uma parceria entre o Departamento de Medicina Preventiva e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital São Paulo. Os alunos do projeto atuam na investigação e notificação de casos suspeitos de síndrome gripal atendidos pelo Hospital São Paulo.


Nome do coordenador/responsável: Rodrigo de Macedo Couto

Contato: rodrigo.couto@unifesp.br


Oficina de Fanzine no presídio feminino 

Resumo: Este projeto de extensão apresenta uma proposta de oficina de criação de fanzine a ser realizada na Penitenciária Feminina da Capital, em São Paulo. As oficinas são conduzidas por técnicas da Unifesp, ligadas ao Departamento de Medicina Coletiva e do Laboratório de Saúde Coletiva, psicólogas e estudantes de psicologia e aberta a outros estudantes e/ou interessades. Uma construção realizada a partir da parceria estabelecida com a Comissão de Direitos Humanos da Política Criminal e Penitenciária da OAB de São Paulo. A partir de um tema-chave, definido com as mulheres participantes, propomos que criem individual e coletivamente, por meio de diferentes materiais e formas de expressão, como colagens, escrita, desenhos. O objetivo é promover um espaço de livre expressão, de trocas e compartilhamento e construção de vínculos, que possa relativizar, pelo menos ao longo do encontro, os efeitos do aprisionamento.

Contato: Nana Foster

E-mail: n.foster@unifesp.br

Previna

Resumo: O grupo Previna (Núcleo de Pesquisa em Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas), vinculado ao Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina, atua na produção de conhecimento científico no campo da prevenção ao uso de drogas, com ênfase na adolescência. Nos últimos anos, o grupo se especializou na avalição de programas de prevenção ao uso de drogas e demais comportamentos de risco na adolescência e na defesa da disseminação de informação baseadas em evidências científicas. Visando traduzir o conhecimento científico de forma que ele possa atingir os diversos setores da sociedade que trabalham na prevenção ao uso de drogas, o Previna propôs um site informativo, um perfil no Instragram e uma página do Facebook que contemplam os mais diversos temas relacionados a prevenção. Neste site, semanalmente são postadas notícias sobre artigos científicos publicados em revistas de prestígio internacional, além de serem divulgados cursos, documentos, cartilhas, links e vídeos sobre epidemiologia, prevenção e políticas públicas sobre drogas, bem como os artigos produzidos pelo grupo de pesquisa. O site está alocado no endereço: www.previna.info. O perfil do instragram dissemina as mesmas informações, mas no formato de pequenos posts didáticos e coloridos. 

Contato: Zila Sanchez

E-mail: nucleo.previna@gmail.com

Programa Notifica

Resumo: A Vigilância Epidemiológica é uma das mais antigas estratégias de monitoramento da saúde da população e a participação ativa dos hospitais nesse processo, por meio dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), é fundamental. É por meio da vigilância epidemiológica hospitalar que informações essenciais para subsidiar a implementação de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças na população são geradas. A participação dos alunos neste processo é elemento fundamental na formação acadêmica, uma vez que possibilita o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos e os aproxima da comunidade. Assim, o objetivo do Programa Notifica é coordenar uma linha de projetos de extensão, de caráter formativo, social, técnico e científico, relacionados à Vigilância Epidemiológica de doenças, agravos e eventos de saúde pública no âmbito do Hospital São Paulo.

Contato: Thais Cláudia Roma de Oliveira Konstantyner

E-mail: t.konstantyner@unifesp.br

Promigras - Migração e Saúde

Resumo: O projeto Processos Migratórios Internacionais e Saúde Coletiva (PROMIGRAS) é vinculado ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O PROMIGRAS atua na produção de conhecimento científico sobre processos migratórios transnacionais e sua articulação com os processos de saúde-doença-atenção-cuidados de migrantes forçados e refugiados sul-sul. 

O projeto propõe difundir diversos temas relacionados à imigração e saúde, além de ampliar a rede de contatos com outros núcleos de pesquisas do Brasil e da América Latina.

Contato: Denise Martin
E-mail: denise.martin@unifesp.br

Participação: Regina Matsue, Cássio Silveira. 

Mais informações em @promigrasunifesp

Vigialerta

Resumo: A informação é produto essencial da Vigilância em Saúde. Neste sentido, o objetivo deste projeto de extensão é produzir e divulgar mensalmente para a comunidade, o VIGIALERTA, um material atualizado e visualmente informativo sobre questões relevantes no contexto atual da Vigilância em Saúde. Atualmente, o Projeto Vigialerta está curricularizado na graduação, sendo ofertado aos alunos do 3º ano do curso médico.

Contato: Thais Cláudia Roma de Oliveira Konstantyner

E-mail: t.konstantyner@unifesp.br